O maior vulcão existente chama-se Olympus Mons e situa-se em Marte. Tem 600 Km de largura e é três vezes mais alto que o Monte Everest.
Cerca de 150 toneladas de fragmentos de meteoritos embatem na Terra todos os anos.
O telescópio Hubble é tão poderoso que consegue fotografar uma mosca a piscar os olhos a uma distância de 13.700 Km.
Quando os astronautas da Apollo 12 aterraram na Lua, o impacto causado fez com que a superfície lunar vibrasse durante 55 minutos. As vibrações foram captadas por instrumentos laboratoriais da NASA, o que levou os geólogos a criar a teoria de que a superfície de Lua é composta por frágeis camadas de rocha.
O planeta Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do nosso Sistema Solar juntos.
Segundo os cientistas, existe ouro em Marte, Mercúrio e em Vénus.
É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.
O Sol é 330.000 vezes maior que a Terra.
7 é o número de grandes desastres ecológicos, possivelmente erupções vulcânicas, que modificaram o rumo da história da Terra ao longo dos últimos 300 milhões de anos.
3 milhões é o número estimado de pessoas que morreram em consequência de terramotos desde 1900.
45% dos Americanos não sabem que o Sol é uma estrela.
41 - O tamanho do primeiro pé que pisou a Lua.
175 dias - Era o tempo que uma pessoa a correr sem parar (9,5 Km/h) demoraria a dar uma volta à Terra. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 Km. Na circunferência de Júpiter, essa mesma tarefa levaria 1.935 dias ou mais de 5 anos.
12.756 Km - O diâmetro da Terra à volta do Equador. De pólo a pólo, o diâmetro é de 12.713 Km.
5.980.000.000.000.000.000.000 toneladas - O peso da Terra.
A Terra é sacudida por mais de 20.000 tremores de terra anuais, 80 vezes por dia.
São necessárias 200.000.000 palhinhas enfileiradas para dar uma volta à Terra.
Em Saturno, os ventos são 10 vezes mais fortes do que um furacão. A sua velocidade pode chegar aos 1.770 Km/h.
Se fossemos a conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 Km/h, levariamos cerca de 221.000 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.
A Terra não é redonda; é ligeiramente achatada nos polos. No entanto, os polos também não são iguais. O raio do Polo Norte mede mais 44 milímetros do que o raio do Polo Sul.
Em Urano, o verão dura 21 anos... e o inverno também.
William Herschel descobriu o planeta Urano em 1781 com o primeiro telescópio que construiu. Ele chamou o planeta de Geogium Sidium em homenagem ao Rei George III de Inglaterra, mas em 1850 o nome foi alterado para Urano devido à tradição de dar nomes de deuses romanos aos planetas.
Todos os planetas do Sistema Solar rodam no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, excepto Vénus.
A Terra orbita à volta do Sol a uma velocidade média de 29.79 km/s, ou cerca de 107.000 km/h.
Um ano na Terra dura 365.26 dias. Um dia tem 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. O dia extra no calendário (29 de Fevereiro) foi introduzido para compensar a discrepância do calendário Georgiano.
As placas tectónicas dos continentes movem-ne na superfície terrestre alguns centímetros por ano, aproximadamente a mesma velocidade a que crescem as unhas das mãos.
No centro da Terra, a gravidade é 0.
A cauda do Grande Cometa de 1843 tinha 330 milhões de quilómetros de comprimento. O mesmo cometa irá voltar a passar pela Terra no ano 2356.
A luz da Lua demora 1,25 segundos para chegar à Terra.
Existem planetas do Sistema Solar que são conhecidos desde a antiguidade: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno, além da Terra.
Os outros foram descobertos depois da invenção do telescópio: Urano (1781), Neptuno (1846) e Plutão (1930).
Vénus é chamado de planeta gémeo da Terra por serem ambos parecidos em tamanho, mas essa é a única semelhança entre eles. A densa atmosfera que cobre Vénus cria um efeito estufa que o deixa com uma temperatura de 462ºC.
Vénus, nome da deusa romana do amor e da beleza, é também conhecido como Estrela Vésper ou Estrela D´Alva, pois é visível a olho nu ao entardecer ou ao amanhecer.
O planeta Mercúrio recebeu o seu nome do deus romano Mercúrio, um mensageiro. De fato, o planeta viaja ao redor do Sol mais rápido que qualquer outro.
Mercúrio recebe sete vezes mais luz do que a Terra.
Por causa da sua cor vermelho-sangue, Marte recebeu o nome do Deus da Guerra.
Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar recebeu o nome do mais importante deus romano justamente pelo seu tamanho. Dentro dele, caberiam 11 planetas Terra, e tem 3 vezes mais massa que todos os outros planetas juntos.
Calcula-se que Júpiter possua 70% de toda a matéria que gira em torno do Sol.
Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar tem sete majestosos aneis ao seu redor. Cada anel é composto por centenas de aneis menores. Eles ficam uns dentro dos outros e são feitos por biliões de partículas de gelo.
Saturno foi batizado com o nome do deus grego da fartura. Foi o primeiro planeta a ser descoberto pelos povos antigos.
O planeta Urano chamava-se Georgium Sidium em homenagem ao Rei Jorge III, de Inglaterra. Apenas em 1850 recebeu o nome do deus greco-romano, o Senhor dos Céus.
Neptuno, com nome do deus romano do mar, este planeta azul é cheio de tempestades e ventos arrasadores, circundado por oito satélites naturais e cinco aneis, além de uma camada de poeira.
Plutão, batizado com o nome do deus grego e romano do inferno, é o menor planeta de nosso Sistema Solar. Plutão e a sua lua, Caronte, giram quase colados e têm o mesmo tamanho. Por isso, são chamados de "planeta duplo". Em 1905, já se falava da sua existência, mas foi descoberto apenas em 1930. A órbita de Plutão é tão extravagante que o faz cruzar com a órbita de Neptuno no espaço.
Plutão tem um brilho 4 mil vezes menor que o da mais pálida estrela visível a olho nu.
A estrela da nebulosa planetária NGC 2440 é o astro mais quente que se conhece. A temperatura da sua superfície ronda os 200 mil graus Celsius.
O maior eclipse solar acontecerá no dia 16 de Julho de 2186. A duração exacta do espectáculo celeste será de 7 minutos e 29 segundos.
Estima-se que o nosso planeta alberga 1,4 milhões de biliões de toneladas de água.
Os geólogos calculam que haja na Terra mais de sete milhões de quilómetros cúbicos de sal marinho.
Pangeia é o nome do continente único que existiu há 180 milhões de anos e que, ao se dividir, originou os actuais continentes.
Segundo a mitologia grega, Europa foi uma ninfa muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.
Oceano, o deus dos rios, deu origem à Oceânia, enquanto a sua filha Ásia, mãe das fontes e dos rios, é o nome de baptismo do continente vizinho.
África é uma deusa que carrega um chifre numa das mãos e um escorpião na outra.
Dos grandes continentes, só o nome América tem origem pagã. O seu inspirador foi o explorador Américo Vespúcio. Para se harmonizar com os outros femininos, Américo tornou-se América.
FONTE - GUIA DOS CURIOSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário