Fundamentação teórica
Denunciar o subliminar, antes até mesmo de ser
uma questão de cidadania, é uma questão de humanidade, humanismo. Pois a
liberdade de escolha e autonomia definem uma forma de vida inteligente, e a
manipulação subliminar fere os valores que nos tornam dignos do nome humanos –
Flávio Calanzas, Livre- docente, defendeu a primeira Tese de Doutorado na USP,
sobre a Mensagem Subliminar, autor do primeiro livro sobre subliminar em língua
portuguesa e do primeiro site na internet a tratar cientificamente os subliminares.
Moore (1982) argumentou que a publicidade subliminar não pode ser bem sucedida porque estímulos subliminares são ultilizados de maneira muito fraca para ser observado, e até mesmo se forem observados, seriam oprimidos por outros estímulos mais fortes, e pessoas podem controlar as suas próprias respostas e pode resistir a qualquer tentativa de influência subliminar.
Ironicamente, Saegert (1987) observa que os receios do público sobre propaganda subliminar são baseados no pressuposto de que é eficaz precisamente porque o estímulo é fraco e porque dessa maneira podem penetrar no nosso inconciente de mandeira imperceptível. Considere uma confirmação laboratorial aparente do tipo de efeito relatado por Hawkins (1970), Kunst-Wilson e Zajonc (1980): rajadas de luzes exibidas em uma tela de telespectadores, as rajadas eram realmente octógonos mostrados muito rápido para ver. Poucos minutos depois, os telespectadores preencheram questionários em que manifestaram o seu agrado por várias formas geométricas, incluindo o octógono. Respostas aos questionários indicaram que claramente preferiram os octógonos que piscavam de outras formas que não piscavam.
Segundo Moore (1988), o mais grave problema com a investigação na tentativa de demonstrar efeitos subliminares é o descuido em assegurar que as mensagens são verdadeiramente subliminares. "Algumas mensagens que estão a ser assumida subliminar pode ser parcialmente disponível à consciência por algum tempo ou podem estar tão abaixo do nosso nível de percepção que nem nosso inconsciente o perceba. De acordo com Key: doutrinação subliminar pode ser mais perigoso do que armas nucleares.
Moore (1982) argumentou que a publicidade subliminar não pode ser bem sucedida porque estímulos subliminares são ultilizados de maneira muito fraca para ser observado, e até mesmo se forem observados, seriam oprimidos por outros estímulos mais fortes, e pessoas podem controlar as suas próprias respostas e pode resistir a qualquer tentativa de influência subliminar.
Ironicamente, Saegert (1987) observa que os receios do público sobre propaganda subliminar são baseados no pressuposto de que é eficaz precisamente porque o estímulo é fraco e porque dessa maneira podem penetrar no nosso inconciente de mandeira imperceptível. Considere uma confirmação laboratorial aparente do tipo de efeito relatado por Hawkins (1970), Kunst-Wilson e Zajonc (1980): rajadas de luzes exibidas em uma tela de telespectadores, as rajadas eram realmente octógonos mostrados muito rápido para ver. Poucos minutos depois, os telespectadores preencheram questionários em que manifestaram o seu agrado por várias formas geométricas, incluindo o octógono. Respostas aos questionários indicaram que claramente preferiram os octógonos que piscavam de outras formas que não piscavam.
Segundo Moore (1988), o mais grave problema com a investigação na tentativa de demonstrar efeitos subliminares é o descuido em assegurar que as mensagens são verdadeiramente subliminares. "Algumas mensagens que estão a ser assumida subliminar pode ser parcialmente disponível à consciência por algum tempo ou podem estar tão abaixo do nosso nível de percepção que nem nosso inconsciente o perceba. De acordo com Key: doutrinação subliminar pode ser mais perigoso do que armas nucleares.
O que são mensagens subliminares
A Mensagem Subliminar é
dotada de persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas.
Dá-se o nome de mensagem subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em
um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Elas nos são
enviadas de maneiras “ocultas”, abaixo dos limites da nossa percepção
consciente.
Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta tudo e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e a aceitamos como se tivéssemos sido hipnotizados.
E que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente, como um vírus de computador que fica inativo, e só é ativado na hora certa, nos estimulando a consumir, no caso de propagandas subliminares, ou até mudarmos nossos comportamentos, por exemplo.
Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta tudo e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e a aceitamos como se tivéssemos sido hipnotizados.
E que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente, como um vírus de computador que fica inativo, e só é ativado na hora certa, nos estimulando a consumir, no caso de propagandas subliminares, ou até mudarmos nossos comportamentos, por exemplo.
Objetivos das mensagens subliminares
Estas mensagens têm como
objetivo entrar no nosso inconsciente e influenciar em nossas decisões, porém
ao dizer tais palavras o que nos vem imediatamente é que tais mensagens são
utilizadas apenas para o "mal", mas não é exatamente assim, muitas
vezes estas mensagens são utilizadas para fins benéficos, como em empresas ou
lojas, influenciando a seus empregados e clientes a trabalharem honestamente e
melhor. Tais mensagens são utilizadas em larga escala em filmes e propagandas
utilizando vários artifícios como a utilização de cores, o foco da câmera,
letras, números e os sons para espalhar pelos cenários mensagens sobre um
determinado assunto ou produto.
Onde são encontradas?
Ultimamente, por onde
você passa, olha e até mesmo escuta, as mensagens subliminares estão presentes.
O uso de tal recurso tornou-se tão frequente que até pode “parecer” comum para
nós.
Músicas, clipes musicais, filmes, textos, desenhos animados...Ela vem aparecendo em tudo, tentando e até conseguindo ludibriar nossa mente. De um modo geral, nem nossas crianças estão à salvo. Mesmo aqueles desenhos, aparentemente inocentes, contêm mensagens subliminares, e acabam trazendo em seu contexto, insinuações sexuais ou propagandas, por exemplo.
Músicas, clipes musicais, filmes, textos, desenhos animados...Ela vem aparecendo em tudo, tentando e até conseguindo ludibriar nossa mente. De um modo geral, nem nossas crianças estão à salvo. Mesmo aqueles desenhos, aparentemente inocentes, contêm mensagens subliminares, e acabam trazendo em seu contexto, insinuações sexuais ou propagandas, por exemplo.
Como é inserida nos meios em que “opera”?
Hoje com a tecnologia caminhando cada vez mais
rápido, o modo com que as mensagens subliminares vêm sido colocadas na mídia
também vem evoluindo. Com essa evolução, a inserção da mensagem subliminar nos
meios de comunicação e entretenimento se torna frequente. Nos vídeos estas
mensagens são inseridas de forma rápido entre os quadros, numa velocidade
imperceptível ao nosso consciente, porém é assimilada pelo nosso subconsciente.
Isso acontece também em desenhos,propagandas e até em textos ( por isso a definição de que está abaixo do limiar),ou seja, não a percebemos de modo consciente.
No meio musical ela se utiliza de artifícios como o backward masking ou seja a musica invertida, também a utilização de musicas em outras frequencias inaudíveis para o ser humano é umas das mais usadas, e ainda temos as que são colocadas de forma tão rápida que não as captamos conscientemente.
No geral estas mensagens são colocadas para nos atingir dos mais variados modos, utilizando de nossas próprias tecnologias para se infiltrarem em nossas mentes.
Isso acontece também em desenhos,propagandas e até em textos ( por isso a definição de que está abaixo do limiar),ou seja, não a percebemos de modo consciente.
No meio musical ela se utiliza de artifícios como o backward masking ou seja a musica invertida, também a utilização de musicas em outras frequencias inaudíveis para o ser humano é umas das mais usadas, e ainda temos as que são colocadas de forma tão rápida que não as captamos conscientemente.
No geral estas mensagens são colocadas para nos atingir dos mais variados modos, utilizando de nossas próprias tecnologias para se infiltrarem em nossas mentes.
Diferenças entre mensagens subliminares, ilusão de óptica e propaganda
Pode-se dizer que, apesar se serem comumente
confundidas ou consideradas iguais, elas possuem características específicas. A
mensagem subliminar objetiva atingir o subconsciente e “manipular” o indivíduo.
A ilusão de óptica apenas engana o sistema visual humano, sem maiores
finalidades. E, por outro lado, a propaganda procura induzir a consumir o
produto anunciado, entretanto sem fazer uso do subliminar, pois suas mensagens
são todas captáveis pelo nosso consciente (Obs.: Também existem propagandas
subliminares).
Como fazer inversão de músicas
Qualquer pessoa, em
tese, pode proceder à inversão de músicas, voz e sons em geral sem recorrer a
estúdios ou programas sofisticados de áudio.
Basta que você aí em seu micro, clique em “Iniciar”. Em seguida, clique em “Programas”.
Clique agora em “Acessórios”,depois “Entretenimento” e “Gravador de som”.
Em seguida, coloque o CD com a música que você quer ouvir ou pesquisar.
Grave a música ou o trecho escolhido e salve o arquivo.
Abra este arquivo e clique em:
“efeitos / inverter”.
Este método, embora um tanto rudimentar, dispõe de recursos básicos suficientes para efetuarmos nossas observações e algumas pesquisas.
Evidentemente que existem softwares específicos para isso, como o Sound Forge 8.0d Build 128 e outros, capazes de apresentar um resultado muito mais eficaz nas pesquisas.
Não aconselhamos fazer esta experiência em casa, em especial se a pessoa apresenta sintomas de depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia, histeria e outros.Algumas mensagens (invertidas) costumam ficar 'gravadas' em nossas mentes, às vezes por alguns dias e, com certeza, essa não é uma boa experiência...
Em breve colocaremos dezenas de exemplos de músicas ou trechos de música com as respectivas inversões fonéticas ou backward masking.
Basta que você aí em seu micro, clique em “Iniciar”. Em seguida, clique em “Programas”.
Clique agora em “Acessórios”,depois “Entretenimento” e “Gravador de som”.
Em seguida, coloque o CD com a música que você quer ouvir ou pesquisar.
Grave a música ou o trecho escolhido e salve o arquivo.
Abra este arquivo e clique em:
“efeitos / inverter”.
Este método, embora um tanto rudimentar, dispõe de recursos básicos suficientes para efetuarmos nossas observações e algumas pesquisas.
Evidentemente que existem softwares específicos para isso, como o Sound Forge 8.0d Build 128 e outros, capazes de apresentar um resultado muito mais eficaz nas pesquisas.
Não aconselhamos fazer esta experiência em casa, em especial se a pessoa apresenta sintomas de depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia, histeria e outros.Algumas mensagens (invertidas) costumam ficar 'gravadas' em nossas mentes, às vezes por alguns dias e, com certeza, essa não é uma boa experiência...
Em breve colocaremos dezenas de exemplos de músicas ou trechos de música com as respectivas inversões fonéticas ou backward masking.
Aparente silêncio
Há dois tipos de silêncio
ou ausência de sons.
O primeiro, é quando realmente naquela determinada cena há ausência de som para se criar uma expectativa ou ansiedade pelo que vai acontecer em seguida.
Segundo, quando a ausência de som é apenas aparente, ou seja, pensamos mesmo que não há som sendo emitido, no entanto, ele existe, está lá, claro que numa frequência muito baixa, aquém do limite consciente da percepção humana.
Sabemos que o complexo sistema auditivo do homem, tem suas limitações. Assim como existem os ultra-sons, captados apenas por alguns animais, como o cachorro, existem os produzidos em baixas frequências, que são enviados diretamente ao subconsciente, portanto, subliminares. Esta técnica há muito vem sendo explorada pela mídia, não só no cinema, mas nos supermercados, para coibir o roubo; nos consultórios médicos, para se atenuar a dor; nos cursos de línguas, etc.
O primeiro, é quando realmente naquela determinada cena há ausência de som para se criar uma expectativa ou ansiedade pelo que vai acontecer em seguida.
Segundo, quando a ausência de som é apenas aparente, ou seja, pensamos mesmo que não há som sendo emitido, no entanto, ele existe, está lá, claro que numa frequência muito baixa, aquém do limite consciente da percepção humana.
Sabemos que o complexo sistema auditivo do homem, tem suas limitações. Assim como existem os ultra-sons, captados apenas por alguns animais, como o cachorro, existem os produzidos em baixas frequências, que são enviados diretamente ao subconsciente, portanto, subliminares. Esta técnica há muito vem sendo explorada pela mídia, não só no cinema, mas nos supermercados, para coibir o roubo; nos consultórios médicos, para se atenuar a dor; nos cursos de línguas, etc.
A escolha do som
Enganam-se quem pensa que o som, no
cinema é simplesmente a música, feita sob encomenda, que vai servir de fundo
para as cenas mais marcantes deste ou daquele filme. Claro que determinados
filmes ficam tão associados às canções (e vice-versa), que se torna impossível
lembrar-se de uma cena, sem que não venha à nossa lembrança, aquele fundo
musical, principalmente se você se emocionou com ela.
Porém, o som como um todo, desde a respiração do ator, até a escolha da música, constitui parte integrante e fundamental de uma produção cinematográfica. Lembramos que os sons de fundo, ou seja, conversas periféricas, sons de carros, navios, pássaros, buzinas, crianças brincando, etc., não são percebidos de forma consciente, ou seja, tem efeitos subliminares, portanto, eles quase sempre são produzidos meticulosamente em laboratório, para que se consigam os efeitos desejados para a cena. A exemplo do que acontece com a produção musical, as camadas de som, com suas respectivas diferenças de altura, freqüência e intensidade, são gravadas em camadas. Estas camadas são mixadas uma a uma, e com o acréscimo gradual do fundo musical, vai criar no público uma ilusão de situação real, 'mexendo' realmente com seu emocional.
É a música que vai 'rechear' a cena, criando um suspense incontrolável, levando as pessoas a roer unhas, ou consumir mais pipocas e refrigerantes; ou quem sabe, fazer chorar, numa cena romântica, até os mais durões de coração...
Porém, o som como um todo, desde a respiração do ator, até a escolha da música, constitui parte integrante e fundamental de uma produção cinematográfica. Lembramos que os sons de fundo, ou seja, conversas periféricas, sons de carros, navios, pássaros, buzinas, crianças brincando, etc., não são percebidos de forma consciente, ou seja, tem efeitos subliminares, portanto, eles quase sempre são produzidos meticulosamente em laboratório, para que se consigam os efeitos desejados para a cena. A exemplo do que acontece com a produção musical, as camadas de som, com suas respectivas diferenças de altura, freqüência e intensidade, são gravadas em camadas. Estas camadas são mixadas uma a uma, e com o acréscimo gradual do fundo musical, vai criar no público uma ilusão de situação real, 'mexendo' realmente com seu emocional.
É a música que vai 'rechear' a cena, criando um suspense incontrolável, levando as pessoas a roer unhas, ou consumir mais pipocas e refrigerantes; ou quem sabe, fazer chorar, numa cena romântica, até os mais durões de coração...
O primeiro caso oficial de Subliminar no cinema
A primeira
experiência com mensagem subliminar no cinema aconteceu oficialmente em 1956.
Este fato veio a público e desde então tem sido referencial e ponto de partida
para estudantes e pesquisadores de Comunicação Subliminar.
James Vicary, psicólogo social especializado em técnicas motivacionais, realizou sua pesquisa em um cinema de Fort Lee, Nova Jersey (EUA) durante seis semanas, com mais de 45 mil pessoas.
Jim Vicary, como era conhecido, de comum acordo com o dono do cinema, utilizou um segundo projetor, com capacidade para projetar imagens com a velocidade de 1/3000 de segundo, ou seja, totalmente imperceptível conscientemente aos olhos humanos. Este aparelho projetou as frases ‘Eat Popcorn' e 'Drink Coke' respectivamente, sobre a tela, durante a projeção do filme "Picnic", com Kim Novac.
A experiência funcionou, os dados oficialmente computados registraram que a mensagem escondida e percebida inconscientemente "Beba Coca" provocou um aumento das vendas do refrigerante da ordem de 57,7% e "Coma pipoca" da ordem de 18,1% no consumo de pipocas. O experimento ‘vicarista’, como ficou conhecida a técnica, consiste em projetar a imagem sobre outra qualquer; ou simplesmente sobre uma parede branca ou painel. Alguns autores e pesquisadores nesta área tem se confundido ao classificar a experiência de Vicary com a de ''inserção de imagens", técnica muito usada pelos estúdios Disney e Pixar em seus desenhos animados, que consiste em inserir ou 'esconder' uma imagem a cada 24 quadros por segundo, que é o mínimo que o olho humano precisa para ter noção de movimento.
James Vicary, psicólogo social especializado em técnicas motivacionais, realizou sua pesquisa em um cinema de Fort Lee, Nova Jersey (EUA) durante seis semanas, com mais de 45 mil pessoas.
Jim Vicary, como era conhecido, de comum acordo com o dono do cinema, utilizou um segundo projetor, com capacidade para projetar imagens com a velocidade de 1/3000 de segundo, ou seja, totalmente imperceptível conscientemente aos olhos humanos. Este aparelho projetou as frases ‘Eat Popcorn' e 'Drink Coke' respectivamente, sobre a tela, durante a projeção do filme "Picnic", com Kim Novac.
A experiência funcionou, os dados oficialmente computados registraram que a mensagem escondida e percebida inconscientemente "Beba Coca" provocou um aumento das vendas do refrigerante da ordem de 57,7% e "Coma pipoca" da ordem de 18,1% no consumo de pipocas. O experimento ‘vicarista’, como ficou conhecida a técnica, consiste em projetar a imagem sobre outra qualquer; ou simplesmente sobre uma parede branca ou painel. Alguns autores e pesquisadores nesta área tem se confundido ao classificar a experiência de Vicary com a de ''inserção de imagens", técnica muito usada pelos estúdios Disney e Pixar em seus desenhos animados, que consiste em inserir ou 'esconder' uma imagem a cada 24 quadros por segundo, que é o mínimo que o olho humano precisa para ter noção de movimento.
Elementos das capas dos CDs
Há muito que as imagens
e textos nos discos deixaram de ter como objeto apenas a identificação do
cantor, banda, nome do álbum ou gravadora como era antigamente.
Hoje os ouvintes mergulham nos recursos da tecnologia multimídia, nas animações que ganham vida de acordo com as variações espectrográficas.
Os ouvintes “viajam” nas imagens das capas e dos encartes enquanto ouvem sua banda preferida. Imagens estas que ganham ‘forma’ sinestesicamente, com a audição do álbum.
Segundo Peirce, tudo é signo: as cores, as tipografias utilizadas, a escolha elaborada da imagem e diagramação. Portanto, segundo a semiótica peirciana, a transmissão do conjunto desses elementos visuais vai remeter o indivíduo a um mundo diversificado de interpretações cognitivas.
Hoje os ouvintes mergulham nos recursos da tecnologia multimídia, nas animações que ganham vida de acordo com as variações espectrográficas.
Os ouvintes “viajam” nas imagens das capas e dos encartes enquanto ouvem sua banda preferida. Imagens estas que ganham ‘forma’ sinestesicamente, com a audição do álbum.
Segundo Peirce, tudo é signo: as cores, as tipografias utilizadas, a escolha elaborada da imagem e diagramação. Portanto, segundo a semiótica peirciana, a transmissão do conjunto desses elementos visuais vai remeter o indivíduo a um mundo diversificado de interpretações cognitivas.
Fonte - http://subliminarmsgms.blogspot.com.br
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