"Texto Básico: Apocalipse 21:1-8
Verso Áureo: "Os céus são os céus do Senhor; mas
a terra deu-a Ele,aos filhos dos homens”.
(Salmo I 15:16).
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
A maior ansiedade dos religiosos, ou pelo menos
da grande maioria, é um dia ser trasladado ao
Céu, onde Deus habita e tem Seu trono, e lá
passar algum tempo ou mesmo a eternidade.
Seria isto possível? Haveria algum respaldo
bíblico a sustentar esta teoria?
Muitos acham que sim, e vale-se de certas
passagens bíblicas para se apoiarem. No entan-
to, é mister que se examine tais textos com
muito temor e cuidado. Não se torna um versí-
culo isolado de seu contexto.
A interpretação correta das Escrituras é aquela
em que os versículos harmonizam-se com a inspi-
ração de todo o capítulo ou assunto tratado.
ATIVANDO NOSSA MEMÓRIA. De onde, na verdade,
procede a idéia de morar por algum tempo ou
eternamente no Céu, já que isto não vem dos
santos apóstolos e profetas?
A história fala-nos dos homens, denominados
filósofos, que criaram ou introduziram na
religião romana papal, a idéia de se morar no
Céu. O povo de Israel nunca creu nisto.
Bertrand Russel em "História da Filosofia
Ocidental" diz: "O Deão lnge, em seu valioso
livro sobre Plotino, ressalta acertadamente,
o que o cristianismo lhe deve.
O platonismo - diz ele - é parte da estrutura
vital da teologia cristã, com a qual nenhuma
outra filosofia, ouso dizê-lo, poderia funci-
onar sem atritos.
Há, diz, urna extrema impossibilidade de
extirparse o platonismo do cristianismo,
sem o que o cristi-anismo se faça em pedaços".
Assinala que Santo Agostinho refere-se ao
sistema de Platão como o "mais puro e
brilhante de toda a filosofia".
Santo Agostinho é tido como um dos maiores
mestres da religião papal. Recomendamos que
se pesquise o assunto de morada no Céu e
imortalidade da alma em obras que versem
sobre as idéias dos antigos filósofos gregos.
Muitas surpresas advirão!
QUESTIONÁRIO:
1. Qual era a esperança de
Israel e dos apóstolos quan-
to à vinda do Messias?
Em nenhum momento os apóstolos e demais
israelitas manifestaram crença em um
reino ou morada no Céu com o Messias:
Lucas 1:67-75 – Uma libertação literal
dos inimigos e uma era de paz.
Lucas 24:21 – Desapontados, pois esperavam
já o reino messiânico.
Lucas 19:11; João 6:14 – Achavam que o reino
seria implantado imediatamente.
Atos 1:6-8 – Jesus declara a missão da Igreja,
antes de estabelecer o Reino.
2. Podemos encontrar nas Escri-
turas, vestígios da intenção de
morar ou alcançar o Céu?
A primeira intenção de que temos notícia,
foi a dos seguidores de Ninrode, em Babel,
na terra de Sinear (Região entre os rios Tigre
e Eufrates mais tarde denominada Babilônia).
Eles elaboraram um projeto de edificar uma
cidade com uma torre que tocasse os céus.
Deus não aprovou tal arrogância e confundiu-
lhes as línguas, parali-sando a obra
(Gen 10:8-10; 11:1-8).
Tal qual a idolatria e seu culto ao deus¬-sol,
a teoria de uma ida ao Céu, também tem suas
raízes na Babilônia.
3. Que personagem planejava não
só subir ao Céu, bem como lá
estabelecer seu trono e tornar
-se semelhante ao Deus Altíssimo?
Satanás teve este plano e daí pode ter saído a
inspiração para os pagãos inventarem uma
recompensa totalmente estranha às promessas das
Escrituras
(Isa 14:13,14).
4. Segundo as Escrituras, que
lugar é destinado aos homens
justos?
Os mansos herdarão a Terra e os ímpios dela
serão desarraigados (Mat 5:5; Sal 37:3, 9-11,
18-20, 22,29, 34; 10: 16; 52:5; Prov 2:21,22;
10:30).
Na vinda de Jesus, os habitantes dentre os
homens que sobreviverem à grande destruição,
converter-se-ão e buscarão ao Senhor. As
promessas a Abraão implicam num reino aqui
na terra (Rom 4: 13; Gen 12:1-3,7; 13:14-17)
e é isto que os gentios convertidos, igualmente
herdarão (Gal 3:29).
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